ENSINO MÉDIO
NOVO ENSINO MÉDIO DO SISTEMA DEGRAUS DE ENSINO: UMA JORNADA DE APRENDIZAGEM BASEADA NO PROTAGONISMO DO ALUNO
Os alunos do ensino médio do Sistema Degraus de Ensino, a partir deste ano, estão experimentando uma nova jornada de aprendizagem. O novo formato prevê o aumento de horas letivas anuais e alteração na grade curricular. O tempo de aula que era de, em média, quatro horas por dia, passou para cinco horas por dia. Com isso, no final do ano, o aluno terá cumprido mil horas letivas anuais, um aumento de 200 horas em comparação com o modelo anterior.
Para os alunos do Degraus de Ensino, passar mais tempo na escola não é nenhuma novidade, já que a escola tem alunos matriculados no horário integral e a grade curricular já contava com mil horas anuais. No entanto, o novo ensino médio prevê outras mudanças que estão conquistando os estudantes. As disciplinas estão contidas em áreas do conhecimento, modelo já conhecido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.
Portanto as áreas do conhecimento estão divididas entre:
- Linguagens e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Ciências da natureza e suas tecnologias;
- Ciências humanas e sociais aplicadas;
“Para este novo desafio, o Sistema Degraus de Ensino já vem se preparando há pelo menos três anos e, em 2022, executa a implementação plena do novo Ensino Médio”
No novo modelo, os conteúdos serão trabalhados de maneira integrada nas salas de aula. Assim, assuntos de artes poderão ser trabalhados junto aos conteúdos de história, por exemplo, integrando e relacionando duas áreas distintas.
ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Outra grande novidade do modelo do novo ensino médio são os itinerários formativos. Escolhidos de acordo com a vontade do estudante, as aulas são desenhadas de modo que o aluno consegue se aprofundar nas quatro áreas do conhecimento. Cada estudante precisou escolher um itinerário para compor sua grade, e também poderá optar por outros itinerários ao longo dos três anos, caso deseje.