• Escola Degraus de Ensino

Avisa lá que esta semana tem nosso Bailinho de Carnaval!

Quarta e quinta-feira desta semana são dias de Bailinho de Carnaval na nossa escola. O Degraus de Ensino e o Cantinho Feliz já estão enfeitados para receber nossos alunos para esta festa. Deixem que as crianças escolham suas fantasias e venham cheias de alegria.


Na quarta, a tarde é de festa para os alunos do primeiro ao quarto ano do Ensino Fundamental. E a quinta todinha é das crianças do berçário e maternal. Para que esta brincadeira seja ainda mais animada, pedimos que enviem confete e serpentina! O uso de spray de espuma não será permitido.


Mas, falando em Carnaval, você sabe como ele surgiu?


Acredita-se que o Carnaval tenha origem em festivais primitivos que reverenciavam o renascimento da natureza e em festivais pagãos em homenagem ao deus Saturno, na Roma antiga. Nos países católicos, a festa passou a ser identificada como um intervalo de relativa liberdade antes do período da Quaresma, marcado por orações e abstinência de carne – o termo teria derivado da expressão em latim carnelevarium (se abster de carne). Portanto, o Carnaval não é uma invenção brasileira, pois sua origem remonta à Antiguidade. Hoje, é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais do mundo, porém, em nenhum lugar do mundo é tão celebrado quanto no Brasil.


Origem do Carnaval no Brasil


A história do Carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa que, na colônia, era praticada pelos escravos. Nela, as pessoas saíam às ruas sujando umas às outras jogando lama, urina, etc. O entrudo foi proibido em 1841, mas continuou até meados do século 20.

Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos, e as escolas de samba. Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil.


Agora que você já sabe mais sobre a origem do Carnaval, que tal contar esta história para seus filhos? Eles vão adorar compartilhar isso com os colegas.


Feliz Carnaval!

0 visualização
  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram

Contate-nos

Endereço

© 2019 por Escola Degraus de Ensino. 

Criado por Claudia Figueiredo

Tel: +55 (32) 3215-4550

Email: secretaria@sistemadegraus.com.br

Degraus: R. Severino Meireles, 245

Cantinho Feliz: R. Severino Meireles, 225

Passos, Juiz de Fora - MG, 36025-040