• Escola Degraus de Ensino

Dia Mundial do Livro - a leitura pode ser um refúgio e um momento de relaxamento

O prazer de ler um bom livro é uma riqueza a ser redescoberta, sobretudo em tempos de quarentena. O 25º Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor se celebra, este ano, em meio à pandemia de coronavírus.


Apesar de ser uma fase difícil, o isolamento social pode ser uma oportunidade interessante para se dedicar à literatura e, quem sabe, melhorar hábitos de leitura. Com grande parte da população confinada em casa, é primordial incentivar as pessoas a lerem livros. Esta é uma boa oportunidade das famílias se reunirem em torno de conteúdos mais longos e densos, estabelecendo uma rotina de leitura. Neste sentido, a leitura pode ser um refúgio e um momento de relaxamento.

Livros online

A quarentena também incentivou empresas como Amazon e Google a disponibilizarem diversos livros gratuitamente em suas plataformas. A Amazon, por exemplo, disponibilizou 1 milhão de livros gratuitamente, no Kindle Unlimited, sendo que cerca de 50 mil títulos podem ser baixados sem a necessidade de usar a plataforma ilimitada.

O Google Play e a Livraria Cultura também disponibilizam diversos títulos gratuitamente. Além disso, o site LeLivros reúne uma série de livros para baixar gratuitamente em formato PDF.

Descontos

Para celebrar a data a Amazon ainda está dando descontos de até 80% em alguns títulos, válidos até o dia 26 de abril.


Dia Mundial do Livro

Esta data foi instituída pela organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 1995.

Na verdade, a data é celebrada como Dia Internacional do Livro e dos Direitos Autorais e o objetivo primeiro é reconhecer o Livro como um bem cultural, despertar o prazer da leitura, incentivar a publicação de livros e a proteção dos direitos autorais.

A escolha da data deveu-se aos aniversários de nascimento e morte de William Shakespeare, e também ao aniversário de nascimento ou de morte de outros nomes importantes da literatura mundial, como Miguel de Cervantes.

O fato é que essa data tornou-se muito importante para todos aqueles que reconhecem a importância da leitura para o desenvolvimento e inclusão social do indivíduo.

Todos os anos, escolas, ONGs e outras instituições culturais promovem eventos para celebrar o dia, valorizando autores do mundo inteiro e fomentando reflexões que possam contribuir para a formação do gosto pela leitura, tão importante para a formação cidadã e para o desenvolvimento humano.

0 visualização
  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram

Contate-nos

Endereço

© 2019 por Escola Degraus de Ensino. 

Criado por Claudia Figueiredo

Tel: +55 (32) 3215-4550

Email: secretaria@sistemadegraus.com.br

Degraus: R. Severino Meireles, 245

Cantinho Feliz: R. Severino Meireles, 225

Passos, Juiz de Fora - MG, 36025-040