• Escola Degraus de Ensino

Eventual retomada de aulas presenciais: diretor do Degraus é entrevistado pela Tribuna de Minas

Especialistas defendem que a volta das atividades educativas de maneira presencial ocorra após rigorosas avaliações epidemiológicas. Leia o que o diretor pedagógico do Sistema Degraus de Ensino, Rodrigo Mendonça, falou na reportagem do jornal Tribuna de Minas.


Foto: Fernando Priamo (repórter fotográfico da Tribuna de Minas)


Pesquisa entre pais

Em Juiz de Fora, o Sistema Degraus de Ensino também elaborou um protocolo com medidas consideradas essenciais, entretanto, conforme explica o diretor pedagógico da instituição, Rodrigo Mendonça, o mesmo também deverá passar por ajustes após determinações dos órgãos públicos de saúde e educação. Enquanto isso não ocorre, a escola está realizando pesquisa com pais e responsáveis dos alunos a fim de entender o que pensam sobre a futura retomada das aulas presenciais, bem como verificar aqueles estudantes que possuem comorbidades ou convivem com pessoas de grupo de risco para a Covid-19. “Baseado nessas pesquisas que estamos começando a fazer, nós estamos nos preparando para esse cenário. É muito possível que a gente precise de dois formatos de ensino: um de maneira presencial e outro de uma maneira a transmitir esse conteúdo para quem estiver em casa”, explica Rodrigo.

A escola está trabalhando com diferentes cenários, que englobam alunos estudando presencialmente ou de forma remota, bem como professores que, por serem do grupo de risco, possam ter a necessidade de manter o trabalho em home office. Também, por contarem com alunos que, atualmente, estão vivendo fora do Brasil, o Degraus deve manter o ensino remoto até, pelo menos, no final deste ano, de acordo com o diretor. “Nós temos várias configurações que precisam ser levadas em consideração.”

Em relação às mudanças que a instituição deve adotar futuramente para receber os alunos, Rodrigo acredita que serão mais comportamentais do que físicas. A escola realizou medidas nos espaços para verificar a questão do distanciamento e, como possui um número menor de alunos e salas com áreas maiores, o Degraus teria capacidade de receber todos os estudantes de maneira presencial, mantendo o distanciamento indicado de dois metros. “O que teremos que estudar, e vai depender do protocolo do Estado, é se poderemos receber todos os alunos e em quais condições. Fisicamente, temos investido em sinalização e em protocolos sanitários. Alguns comportamentos terão que mudar: os alunos levarem garrafa própria de água para a escola, para não usarem o bebedouro, o uso dos banheiros, o recreio vai ter que ser em sala e não vai poder todo mundo ir para o pátio”, exemplifica.


Para ler a matéria completa, acesse o link https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/23-08-2020/escolas-particulares-se-preparam-para-eventual-retomada-de-aulas-presenciais.html


277 visualizações
  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Instagram

Contate-nos

Endereço

© 2019 por Escola Degraus de Ensino. 

Criado por Claudia Figueiredo

Escola bilíngue todas as séries

Tel: +55 (32) 3215-4550

WhatsApp: +55 32 98879-0050

Email: secretaria@sistemadegraus.com.br

WhatsApp-icone.png

Degraus: R. Severino Meireles, 245

                R. Severino Meireles, 225

Passos, Juiz de Fora - MG, 36025-040